domingo, 17 de fevereiro de 2008

Christiania - Quem Quer Lá Viver?




A estória de Christiania é colorida. longa e repleta de batalhas, vitórias e derrotas. Muitas das pessoas que deram início a esta experiência já lá não vivem mas o sonho de uma vida vivida em liberdade e a ideia de uma cidade cujas leis são feitas pelos seus próprios habitantes continua.

Agora, 25 anos mais tarde, pessoas de perto e de longe ainda se sentem atraídas pela mistura mágica de anarquia e amor desta Cidade Livre. Tudo começou em 1970 quando um grupo de cidadãos deitou abaixo o muro que estava na esquina da Prinsessegade e Refshalevej, perto do Grey Hall (Copenhaga - Dinamarca). Estes cidadãos queriam um local para as suas crianças brincarem e um lugar verde para onde olhar.

Nesse mesmo ano foi feita uma exposição em Charlottenborg denominada "Noget for Noget" (Dar e Receber), onde todo o estilo de hippies, freaks e adeptos da macrobiótica se exibiram, venderam os seus produtos e mostraram a sua arte, incluindo teatro e fotografia. Um jornal alternativo chamado "Head Magazine" foi publicado em paralelo com a exposição.




Um dos artigos publicados falava de um quartel militar abandonado e propunha milhares de possiveis ideias para o seu uso, quanto menos, a sua conversão em lares para os numerosos jovens que se viam impossibilitados de encontrar casa.




Este artigo resultou numa imigração em massa de pessoas vindas de todos os escalões da sociedade, que vieram para criar um estilo de vida alternativo baseado na vida em comum (em comunidade) e na liberdade. Invadiram o abandonado quartel e assim nasceu Christiania.




(Esta crónica terá um novo episódio adicionado a cada semana)


Sem comentários: